Tour virtual, tour 3D e fotos 360 graus. Entenda a diferença.

Tour virtual, fotos 360 graus ou tour 3D. Você sabe a diferença entre essas três coisas ? Confira abaixo como funciona cada um deles e qual a melhor alternativa para a sua empresa.



 


Este é uma pergunta que recebo constantemente de clientes; e não é por menos, já que se trata de um produto novo no mercado e ainda são poucos os fornecedores deste serviço.


É importante você entender que as 3 opções podem fazer parte da mesma experiência de tour virtual, o que diferencia cada uma delas é a forma como ela é feita.


O tour virtual interativo é uma experiência onde utilizamos fotos 360 graus junto com botões, menus, mapas e ícones interativos. Veja um exemplo clicando aqui .


Você deve ter notado que no exemplo acima temos diversas fotos em 360 graus, terrestres e aéreas que permitem que o visitante possa conhecer todo o local de uma maneira imersiva e para facilitar essa navegação temos ícones, setas, mapas, menus de ambientes e outras funcionalidades que irão auxiliar o cliente durante a navegação.


Se você reparou bem, esse local existe, ou seja, as fotos em 360 graus foram feitas de um local real. E aqui temos uma diferença em relação ao tour 3D.


O tour 3D é feito em ambientes que ainda não existem fisicamente, ou seja, ainda são projetos de arquitetura ou engenharia que estão prontos somente na planta, projetos de decoração e softwares de plantas baixa.


Um mercado que utilizar muito o tour 3D é o mercado imobiliário, especialmente o de lançamentos de imóveis onde é preciso anunciar um apartamento e mostrá-lo aos clientes antes mesmo de estar construído. Isso só será possível com um tour 3D do futuro local.


Leva essa nome, tour 3D, pois o processo de construir esses ambientes virtualmente é chamado de renderização em 3D, render 3D etc. Onde através de softwares avançados é possível simular um ambiente como uma sala, quarto, cozinha colocando os móveis, a luz natural, textura da parede e piso e tudo o que for necessário para que o ambiente pareça real.


Então a diferença principal entre a foto 360 graus e a foto 3D é simplesmente se o ambiente existe ou não, se foi construído em software ou um fotógrafo foi até o local fazer as imagens.


O tour virtual pode ser feito com qualquer tipo de imagem, desde que seja em 360 graus. Podemos utilizar imagens reais ou imagens em 3D em 360 graus.

O que importa é que através de programação, ícones, menus de navegação e outras funcionalidades o cliente consiga fazer um tour pelos ambientes sem precisar ir até o local, e por isso chamamos de tour virtual.


Se você tem qualquer dúvida sobre o assunto e como ele pode ajudar a sua empresa a se aproximar dos seus clientes de maneira virtual, entre em contato conosco clicando aqui e iremos ajudá-lo com o maior prazer.


Abraço !

42 visualizações0 comentário